Blog

Conteúdos que conectam inovação, sustentabilidade e eficiência para transformar o setor industrial.

Gestão de resíduos não perigosos: boas práticas para empresas industriais

Se você busca alinhar suas operações com a sustentabilidade e a eficiência operacional, a gestão de resíduos não perigosos pode te ajudar.

Ao adotar boas práticas de gestão de resíduos, você contribui para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Bem como reduz custos, otimiza processos e fortalece a imagem da empresa.

Diante disso, saiba mais sobre a gestão de resíduos não perigosos e as práticas que ajudam as indústrias a atingir seus objetivos, de forma consciente e viável. Acompanhe!

O que é gestão de resíduos não perigosos?

Embora alguns resíduos não apresentem riscos significativos à saúde humana ou ao meio ambiente, ainda precisam ser tratados de forma responsável.

Por esse motivo, existe a gestão de resíduos não perigosos, cuja função é fazer o manejo, controle e destinação adequada desses resíduos. Como, por exemplo, papel, plástico, metal, vidro, restos de alimentos e entulhos de construção.

Afinal de contas, o objetivo dessa prática é minimizar impactos ambientais e promover a reciclagem. Além de reduzir o volume de resíduos descartado em aterros sanitários, agindo conforme as legislações ambientais.

4 práticas essenciais de gestão de resíduos não perigosos

A seguir, apresentamos 4 práticas de gestão de resíduos não perigosos, que ajudam as empresas a gerenciarem seus resíduos de forma responsável e eficaz.

1. Separação correta

A gestão de resíduos não perigosos deve começar na sua própria origem. Isso significa que a empresa deve disponibilizar coletores específicos, com identificação visível, para a separação correta dos resíduos.

Portanto, o ideal é ter um coletor para auxiliar na reciclagem, destinado para plástico, metais e papeis. Outro coletor para receber os orgânicos e um terceiro para os rejeitos – que são os resíduos que não podem ser reciclados ou reaproveitados. 

Além de facilitar a destinação adequada, essa prática reduz o risco de contaminação entre os materiais. Dessa forma, eles ficam mais viáveis para processos de reciclagem ou compostagem.

Para garantir o sucesso da gestão de resíduos, também é necessário investir na conscientização dos colaboradores, incentivando as técnicas de separação adequadas.

2. Reutilização e reciclagem

Promovendo tanto a conservação ambiental, quanto a redução de custos operacionais, a reutilização e reciclagem prioriza o reaproveitamento de materiais dentro da empresa.

Geralmente, essa prática envolve uma criteriosa análise dos resíduos gerados, para identificar os itens que podem ser utilizados novamente, em processos produtivos. Além daqueles que podem ser transformados em novos produtos.

Por exemplo, embalagens, paletes e sobras de matérias-primas, que podem ser adaptados para outros usos. Fora isso, encaminhar os resíduos recicláveis, como plástico, papel, vidro e metais para cooperativas, ajuda a dar uma nova vida a esses materiais.

A reciclagem também ajuda na sustentabilidade, diminuindo o volume de resíduos descartados em aterros sanitários. Inclusive, ao investir na reutilização e reciclagem, a organização melhora seus índices de sustentabilidade.

Isso faz com que ela demonstre responsabilidade social e ambiental, fortalecendo sua reputação no mercado.

3. Educação e treinamento

Também é necessário investir em treinamentos e campanhas educativas, que ensinam a importância e as técnicas de separação de resíduos adequadas, para os funcionários. Uma vez que são eles a lidar com a maioria dos resíduos gerados na empresa.

Além disso, deve ser feito o monitoramento da qualidade da segregação, visando ajustar os processos conforme necessário. Assim, é possível alcançar mais eficiência e melhores resultados.

As empresas que investem em educação e treinamento otimizam a gestão interna de resíduos, além de contribuir para a cadeia de reciclagem.

4. Parcerias com outras empresas

Estabelecer parcerias com fornecedores e recicladores especializados, é a melhor forma de garantir a gestão responsável e eficiente de resíduos não perigosos.

Visto que essas empresas possuem a expertise necessária para realizar a coleta, o transporte e a destinação adequada dos materiais. Assim como conhecem as exigências das legislações ambientais, reduzindo riscos de penalidades para as organizações.

Ademais, essas parcerias ajudam a otimizar os processos internos, liberando a equipe da empresa para focar em outras atividades. Sendo assim, ao buscar parceiros, priorize aqueles que possuem certificações e licenças ambientais.

Também é importante observar se a empresa que faz a gestão de resíduos não perigosos, possui uma boa reputação. Dessa forma, a parceria fortalece a imagem da indústria.

Como a Una pode ajudar na gestão de resíduos não perigosos

A Una é uma empresa que busca a excelência em seus serviços. Para isso, estabelecemos padrões elevados na gestão de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança. Bem como focamos na responsabilidade social.

Entre os nossos principais valores estão a agilidade, excelência e simplicidade. Além do nosso compromisso com a ética e a sustentabilidade. Abaixo, veja como podemos te ajudar na gestão de resíduos não perigosos.

Credibilidade

Guiados pela integridade e segurança, temos mais de 50 anos de atuação no mercado. A Una possui sede no Espírito Santo e filiais em Sergipe e Rio Grande do Norte, além de nossas bases de operações em Alagoas e Ceará.

Em cenário internacional, estamos presentes na Guiana, Austrália, Suriname, Venezuela e Chile, com relações estratégicas. Fora isso, a Una possui conexões no mercado financeiro, comprovando a sua credibilidade.

Esse fato ajuda a garantir a captação de recursos junto a bancos, fundos de investimentos e instituições financeiras, nacionais e internacionais.

Compromisso com a sustentabilidade

A principal missão da Una é ajudar a sua empresa a operar de forma mais sustentável, reduzindo os impactos para o meio ambiente. Por esse motivo, nossos serviços são focados em três pilares fundamentais: equilíbrio ambiental, técnico e econômico.

Na Una, o compromisso é com a sustentabilidade, buscando promover negócios mais sustentáveis e inovadores, em todas as regiões de atuação. Dessa forma, conseguimos gerar um impacto positivo no mundo, respeitando o meio ambiente.

Serviços de qualidade

Todos os nossos colaboradores compartilham da visão da empresa, de entregar serviços de excelência. Além disso, promovemos uma cultura de responsabilidade, segurança e respeito entre as equipes.

Também temos programas internos de sucesso, como o amigo do peito, que reconhece os funcionários mais engajados na segurança, ajudando a evitar possíveis adversidades, como acidentes.

De modo geral, atendemos a:

  • Petroleiras;
  • Mineradoras
  • Indústrias;
  • Centro de distribuição;
  • Aeroportos;
  • Hidrelétricas;
  • Prisões;
  • Centros militares, entre outros,

Para conhecer todos os nossos serviços e como podemos te ajudar a otimizar os seus processos, acesso a nossa página na web.

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados